terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mais afinal o que é Turismo?!?!?!

Quando pensamos em turismo, lembramos imediatamente de férias maravilhosas em paraísos tropicais, locais paradisíacos ou as paisagens sublimes das montanhas, época de descanso e de recarregar as energias para começar mais um longo período de trabalho árduo. Quem sabe colocar os pés na areia e sentir as cargas positivas que só o litoral pode propiciar, ou mesmo visitar um topo alto e lá sentir a brisa gelada da montanha enquanto deslumbra de um maravilho por do sol.



Chapada dos Guimarães

Porém turismo não é apenas isso, atualmente o turismo é encarado como um segmento econômico, gerador de empregos, que ajuda na circulação de capitais e desenvolve regiões.
Conceitualmente podemos considerar turismo como todo o deslocamento de pessoas que dure mais de 24 horas e menos de um ano e, ainda, no qual a pessoa desfrute da infra-estrutura do local visitado. As viagens de um dia não são consideradas como turismo??? Na verdade este turista que permanece no destino por um período inferior a um dia é chamado de excursionistas, porém quando analisa-se o público de alguma região ou cidade especifica é impossível diferenciar, sem questioná-los, os turistas dos excursionistas. Para ser considerado turismo a viagem não pode consolidar-se como rotineira como por exemplo, se todos os finais de semana uma pessoa vai uma mesma casa de veraneio e isso passa a ser rotineiro deixa de ser turismo, pois essa pessoa também está habitando essa outra cidade.


Praia de Maresias (São Sebastião - SP)

Quando estudamos sobre os conceitos de turismo vemos que existem tipos diferentes de turismo como por exemplo:

- Turismo de lazer que constitui-se de uma viagem a um lugar diferente do cotidiano com o fim de diversão e/ou descanso;

- Turismo de negócios que nada mais é do que as viagens feitas para a realização de reuniões de trabalho ou negociações comerciais em outras localidades;

- Turismo de eventos cujo o objetivo é a realização ou a participação em algum tipo de evento como congressos, reuniões, palestras, workshops, etc;

- Turismo de saúde o qual tem como objetivo buscar e melhoria ou mesmo a cura de determinado mal, como por exemplo as estâncias hidrominerais;

Ainda podemos citar diversos outros tipos de turismo cada um a seu modo e com sua finalidade como o turismo de azar (jogos e cassinos), o turismo educativo (fins de aprendizagem), etc.
Algumas curiosidades do turismo são que embora por muitos não seja considerado turismo, o turismo de negócios e eventos é o que mais movimenta pessoas e dinheiro, esse turista gasta cerca de 3 vezes o valor que um turista de lazer gasta por dia e fica em média cinco dias em quanto o turista de lazer fica em média três dias.



Esse mês no IdesAgora

Passeios de Final de Semana - Uma maneira de aproveitar as férias escolares sem prejudicar as atividades profissionais dos pais.

http://www.idesa.com.br/idesagora

3 comentários:

Anônimo disse...

ai jah vi que tenho que te mandar umas fotos de buzios!!!!

;***
bjokas
*Naira*

Patrícia Ventura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia Ventura disse...

Bem, sou acadêmica de turismo do sexto semestre, dada as condições de minha idade, ainda tenho um modo velho e arcaico de aprender: utilizo muitos teóricos e sem querer acabo aprendendo por decoração de textos, o que não se usa mais, e assim fico impossibilitada de dar exemplos da vida cotidiana em uma exposição, hoje vim aqui buscar conhecimentos para uma mini aula de 15 minutos que vou ministrar e fiquei encantada com a gama de conhecimento e informação que encontrei neste espaço e através destas humildes palavras quero parabenizar por todos os textos e matérias expostos aqui, bj grande!!