quarta-feira, 12 de março de 2008

Ratatouille e o Cousine de Terroit



Mini Chef


Caros leitores eu não sei se já assistiram a este filme de animação que aborda justamente a nossa realidade de trabalho dentro de restaurantes, seja dentro de hotéis ou independentes. É valido lembrar que todos fazem parte do nosso conhecido composto turístico.
Bom vamos aos fatos o que seria essa “Cozinha da Terra”, na verdade trata-se de uma tendência gastronômica que rodeia alguns dos mais renomados chefes de cozinha do mundo, consiste em trazer ao cliente sensações e lembranças gustativas da época que o mesmo deliciava-se com a cozinha da mãe ou ainda da vovó.
Tal tendência traz a lembrança de quem come como se sentisse o sabor, o aroma e o tempero especial da avó, que cozinhava para toda a família com amor e um imenso prazer de fazer. Esta tendência gastronômica é muito pouco lembrada ou, mesmo, divulgada devido a sua dificuldade e complexidade, pois as lembranças de cada pessoa são muito diferentes entre si, até por que cada vovozinha tem, ou tinha seu temperinho especial.
Mas o nosso querido ratinho ou o Mini Chef que comanda a cozinha do restaurante do Gousteau, sob o toque (chapéu do chef e do sous-chef) do nosso desastrado cozinheiro no filme de animação Ratatoulli ousa ao servir um prato da cozinha camponesa francesa, ou de bistrô, para um renomado critico gastronomico que tempos antes havia condenado o restaurante ao fracasso.
Para alegria e surpresa de todos o critico simplesmente ama a comida, pois o prato servido, o Ratatoulli, nada mais é do que a comida que o mesmo tinha o habito de comer quando era pequeno no interior da França. Este abandona a carreira de critico para apoiar a ousadia do rato em um novo empreendimento culinário, especializado na Cousine de Terroit.



Ratatouille – Tradicional prato da Cozinha de Bistrô

Nenhum comentário: