sexta-feira, 12 de agosto de 2011

São Paulo Não Desperta... Ou Não Dorme!!!

Olá caros leitores do Blog,

Para começarmos bem esta sexta-feira mais um pouco das minha idéias e pensamentos!!! Sei que este titulo daria um excelente tema sobre as diversas atividades noturnas que a cidade de São Paulo nos oferece... Mas deixemos isso para outro momento, pois podem ter certeza que voltarei para dissertar sobre este assunto.

Hoje gostaria mesmo de falar da condição em que anda a oferta de leitos na cidade de São Paulo e, consequentemente, no estado todo.

Atualmente a cidade de São Paulo, maior metrópole do país e uma das principais cidades do mundo, abriga cerca de 18 milhões de pessoas e recebe diariamente um grande contingente de turistas em especial executivos a trabalho, porém não temos lugar para abrigar todos eles.

Do total de leitos da cidade cerca de 95% deles estão reservados para os dias uteis até o final do ano o que tem causado certo transtorno para quem visita a cidade. A procura por hotéis com disponibilidade tem se tornado insana e extremamente cansativa, isso sem contar com as tarifas elevadas praticadas no mercado.

As grandes redes hoteleiras já antecipando tais acontecimentos tem investido pesadamente no setor na última década, porém parece que não tem sido suficiente. Ainda é preciso um número maior de leitos na cidade bem como uma variedade maior de categorias de hotéis, tanto de luxo, intermediários e econômicos.

Muitas empresas já deixaram de hospedar seus funcionários na cidade em função dessas condições na qual o mercado hoteleiro se encontra, pouca disponibilidade e preços altos. As soluções que estes encontraram foram optar por hotéis em cidades menores e próximas de São Paulo como na região do Vale do Paraíba e região metropolitana de Campinas, onde existe mais disponibilidade, menores tarifas e se encontram a cerca de uma hora de carro da cidade. Porém essas regiões, polos industriais do país, também estão caminhando para a mesma direção da cidade de São Paulo e logo terão pouca disponibilidade e tarifas mais elevadas que atualmente, não só pela proximidade com a capital como por seus próprios fluxos turísticos de executivos uma vez que concentram boa parte das industrias do estado. Outra solução que algumas empresas tem adotado foi pela procura de apartamentos e casas locados ou mesmo comprados por elas, para hospedar seus funcionários por períodos de uma semana ou mais.

Por esta razão é preciso rever o sistema de hospedagem na cidade e no estado, como um todo. Dar oportunidade a novos empreendedores dispostos a investir em hospedagem e mesmo facilitar a abertura de novos estabelecimentos para as grandes redes. Em face do desenvolvimento que o estado passa e, ainda em virtude dos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016.

Nenhum comentário: