terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Taça do Mundo é Nossa!!!

Essa noite eu li uma frase em uma rede social que eu me apaixonei...


"Atenção: O fim do mundo em 2012 foi cancelado no Brasil, pois o país não tem estrutura para receber um evento desse porte!"


Demos o crédito ao seu criador, meu amigo virtual Jonas Silva. Pegando o gancho na frase desse celebre colega virtual passo a falar dos grandes eventos que estamos presetes a sediar em nosso país, tais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.


Considerando que estamos no segundo semestre de 2011 e que falta cerca de dois anos para um dos eventos mais prestigiados do mundo e assiduamente assistido pelos brasileiros, tanto em sua paixão pelo futebol como pelas belas conquistas que nosso país obteve no passado. Ainda faltam mutas coisas para que posssamos estar prontos a sediar tais eventos. Mas bem vamos lá enunciar alguns pontos ainda por serem feitos:


A ampliação e modernização dos aeroportos brasileiros. Assistindo a um telejornal ontem eu vi uma matéria que expunha o caso do consórcio para a construção e administração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), o consórcio faz parte de um novo plano do governo federal para a privatização da administração dos meios de transporte, que tem o o intuito de acelarar as obras em todos os meios de transportes brasileiros e não passamos por situações díficeis durantes os eventos da Copa de 2014. O mesmo deve acontecer nos aeroportos de Cumbica (Guarulhos-SP), Viracopos (Campinas-SP) e JK (Brasilia-DF). Porém nada foi falado ainda da ampliação e/ou modernização de outros importantes aeroportos do pais como Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro-RJ), Panpulha e Cofins (Belo Horizonte-MG), Aeroporto de Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).


Outro ponto, ainda com relação aos transportes, está na locomoção entre aeroportos e hotéis e hotéis. Os aeroportos, rodoviárias e terminais de metrô e trens urbanos não possuem boa comunicação entre eles, existem poucas linhas de onibus que ligam os grandes terminais aos terminais urbanos. Sem contar com a distância entre estes terminais dos centros urbanos, normalmente bem afastados. Outra questão a este respeito está com a pouca disponibilidade de taxis e os contratos de exclusividade com determinadas empresas de taxis em alguns aeroportos do país.


Mais um ponto a ser ditos está mesmo com a situação dos estádios brasileiros, até a presente data apenas o estádio do Morumbi (estádio do São Paulo Futebol Club) está pronto e apto a sediar um jogo do porte da Copa do Mundo. Apenas dois estadios foram fechados para reformas, para se enquadrarem dentro das normas exigidas pela FIFA, que são o Maracanã (Rio de Janeiro) e Mineirão (Belo Horizonte), sem contar nos outros tantos que ainda necessitam de reformas (Fonte Nova, estádio do Ceará, etc). Sem ainda comentarmos o fato do famoso "Itaquerão", estádio que pertencerá ao Sport Club Corinthians, que nem sequer começou a ser construido e que mesmo depois de contruido ainda precisará de recursos do governo estadual para o aluguel de arquibancadas móveis para que o estádio tenha o mínimo de lugares para sediar um jogo da copa, ainda mais para ser o estádio da abertura do mundial.


Sainda das esferas públicas e indo para as questões hoteleiras, bem mais próximas da minha realidade, sabemos hoje que a disponibilidade de leitos na cidade de São Paulo é inferior a demanda, porém este fato não se isola a maior cidade do país, mas também a várias outras capitais do sul e sudeste do país. No Rio de Janeiro serão necessários contar com cerca de mais de 10.000 leitos em navios de cruzeiro que ficarão atracados no porto da cidade (um dos maiores e mais movimentados do país e do mundo). Como ficará o fluxo de produtos que escoam e chegam ao país diariamente pelo porto do Rio de Janeiro??? Sem contar que as delegações jánão ficarão nas cidades principais, optando por hotéis pelo interior dos estados onde poderão ficar mais próximos aos centros de treinamentos.


E a quantas anda nosso receptivo para os turístas estrangeiros??? Pela minha pouca experiência com pessoal, sei que um mínimo da população brasileira possuiu um segundo idioma e menor ainda fala inglês, quanto mais outros idiomas. É sabido que grande parte dos falantes de uma segunda lingua optam pelo espanhol pela sua proximidade fonética com o português, embora gramaticalmente tenha milhares de regras distantas até mesmo para a colocação das palavras. É preciso um investimento grande em preparar as pessoas que receberão os turistas até mesmo para estarem aptos a entenderem as suas solicitações.


Bom poderiamos passar mais algumas longas horas falando das coisas que ainda precisão ser feitas antes de sediarmos estes grandes eventos que estão por acontecer no nosso país, mas isso renderia uma lista enorme e estamos apenas enunciando algumas poucas, mas que já ilustram muito bem o que está acontecendo, para saberem um pouco mais basta uma pequena pesquisa no Google Notícias com o tema "Copa do Mundo" e você obterá diversas matérias e reportagens sobre o que ainda há por fazer antes de eventos tão grandiosos.

Nenhum comentário: